·

Posso confessar uma coisa?
Amo todos vocês que leem, que acompanham meu blog e que o seguem.
Obrigado aos 206 seguidores pelo apoio que dão ao meu primeiro projeto!
Quatro anos de felicidade!!!




terça-feira, 27 de outubro de 2009

"Que irá acontecer?"


Quando se escolhe trabalhar na area da saúde, seja ela pública ou privada, há um certo tempo no estudo que é considerado "Enfermagem em Saúde Mental" ou Neuropsiquiatria. O segundo é um nome dado para assustar menos os estudantes, mas que tem o mesmo valor. Quase no fim da matéria a enorme apostila que é empregada traz uma sessão reservada aos Transtornos Alimentares, que abrange sua maior parte em Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa. - Isso mesmo, se usa o nervosa no final da palavra.
Logo no início, um texto engraçado e retratado em filme pra criança nos mostra o que será abordado. É um trecho do livro "Alice no país das maravilhas", logo quando ela come um doce para passar pela pequena portinha. Enquanto ela mastiga, sua cabeça começa a questionar o que acontecerá com ela, o que é exatamente o que uma pessoa que tem o trasntorno alimentar pensa enquanto mastiga aquilo que ela acha ser um mal terrível para seu corpo, seja ela mulher, homem, rico ou pobre.
Atualmente mesmo com esclarecimento e conhecimento sobre o assunto - convenhamos que novela das oito não conta como conhecimento de assuntos relacionados a aréa da saúde, seja ela mental ou não. - muitos recusam-se a aceitar que contém esse problema, recusando o tratamento, mesmo que os sintomas sejam mais do que evidentes.
A anorexia nervosa é a pior de todas. É triste ver e acompanhar a trajetoria de um paciente com a doença. Num segundo lá está você dizendo que ela precisa comer porque não está gorda e que não é nada saudavel ficar 5 dias sem ingerir alimento algum, no outro segundo seus ouvidos são obrigados a aguentar insutos sobre nossa própria aparencia e desaforos descabidos em meio a lagrimas. Por mais que você queira ajudar, a desnutrição é algo visivel, grave e significativo, chegando a lesionar órgãos vitais, alterando os sinais vitais e a resistencia a qualquer tipo de outra doença.
A bulimia nervosa por assim dizer é menos pior, pois a pessoa ainda come normalmente. Isso até ela sair da mesa quase que correndo após as refeições e tomar laxantes e provocar o vomito para ter certeza que de nada ficou dentro do estomago. Por mais que ela ache que não ingeriu nada, seu organismo ainda consegue absorver algo do que foi consumido. O problema dela são as anormalidades que aparecem com o tempo como: insulficiência cardiaca por não haver potássio suficiente no corpo, lesões no trato digestivo, irregularida mesntrual - caso for mulher - , pois o corpo vai tentar reter tudo que é tipo de líquido para poder funcionar e diebetes.
Por mais que se queira ajudar, não adianta só o trabalhador da aréa da saúde ajudar, precisa haver um conscesso entre a família e o paciente dizendoque estão pronto a ajudar a reverter a situação. É horrível ter de ver uma pessoa morrer gradativmente por culpa da beleza inalcansada por culpa de propagandas enganosas a respeito de como a sociedade dever ser.
-------------------------------------------------------
Gente eu sou auxiliar de Enfermagem e sei do que estou falando. Não queiram ser uma dessas pessoas com trasntorno ou mesmo ser telespectador.

6 medos:

Unknown disse...

Nossa chiris parabéns *--*

o texto está otimo, e explica muuuito, sobre a anorexia e bulimia, você está ajudando muitas pessoas com esse pos't.

Boa sorte no Postit!

beeijão

Anônimo disse...

Realmente transtorno alimentar deve ser uma barra!
=/
beijos

Unknown disse...

As pessoas que sofrem com esses transtornos devem sofrer muito, mas para que elas se curem é necessário assumir que está doente. Muito bom o texto.

~* Bruna Morais disse...

Na minha opinião os principais causadores dessa maléfia, são as agências de modelos que estilistas que estimulam padrões para "mulheres cabides", dizendo que roupas numa mulher com corpo com curvas não cai bem, eu acho isso super idiota. Mas hoje, parece que isso ta mudando, já existem modelos com curvas mais desenhadas estampando as capas de revistas de moda... mas vamos ver se essa moda pega!!!

;*

M; disse...

é mais dificil pra se tratar quando a propria pessoa não aceita que isso é uma doença, e grave '-'
2bj

Érica Ferro disse...

Show sua pauta!
Mereceu ganhar no PostIt em primeiro.
Beijo.